• Descomplicando

Autorização eletrônica de entrada na Europa: ETIAS começa a vigorar em 2021 (+ glossário!)

A Europa é um destino bastante atrativo para os brasileiros que têm condições financeiras para bancar a viagem e um dos motivos para isso é a falta de exigência de visto por 90 dias em caso de turismo ou negócios.


Contudo, a União Europeia tem se preocupado cada vez mais com políticas de fronteira tanto por questões de segurança para a prevenção de terrorismo quanto pelo avanço da onda migratória atual.


Para garantir uma experiência de viagem mais segura para turistas e empresários, bem como para proteger os territórios nacionais que compõem o espaço de Schengen, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) foi criado pela Comissão Europeia.


Na prática, isso significa que os 62 países que hoje não fazem parte da União Europeia são isentos de visto ao adentrar o espaço de Schengen nas circunstâncias já mencionadas. Esses cidadãos extracomunitários precisarão emitir uma autorização de eletrônica de viagem a partir do início de 2021.


O cadastro para entrada será feito online, mediante preenchimento de um formulário e pagamento de uma taxa e as informações serão cruzadas com diversas bases de dados mundiais, assegurando, assim, a segurança tanto de residentes quanto de viajantes. Se o requerente à autorização eletrônica de viagens não representar um risco para a segurança nacional, a autorização é emitida em questão de minutos.


Caso o pedido para autorização eletrônica de entrada dispare um alerta vermelho, as autoridades competentes darão seguimento ao processo manualmente.

Uma vez emitido o documento, o ETIAS será válido por 3 anos para permanências de até 90 dias, a cada período de 180 dias. Ou seja, o portador de um ETIAS válido pode permanecer por 90 dias nos espaços de Schengen a cada 6 meses.


Para saber tudo a respeito do ETIAS, visite o site: https://www.schengenvisainfo.com/etias/


Separamos algumas expressões usadas para falar sobre processamento de vistos e ETIAS e suas respectivas traduções para o inglês. Você acrescentaria alguma? Confira abaixo:


ETIAS - Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem - ETIAS - European Travel Information and Authorization System

Comissão Europeia - European Commission

fronteira - border

Espaço Schengen - Schengen Area

terrorismo - terrorism

cadastro- registration

medida de segurança - security measure

cidadão extracomunitário - non-EU citizen

visto - visa

União Europeia - European Union

autorização de viagem - travel authorization

taxa de processamento - processing fee

base de dados de segurança - security database

autoridades competentes - competent authorities

entrada automática - automatic entry

direito de estadia - right to stay

livre circulação de pessoas e mercadorias - free movement of persons and goods

Associação Europeia de Livre Comércio - European Free Trade Association



©2020 by Descomplicando o Inglês Jurídico.

Ligue ou mande uma mensagem agora: (11) 9.8236-7009

contato@descomplicandoij.com

  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle